Ex-dev afirma que GTA 7 pode ser criado com inteligência artificial

Como a revolução da inteligência artificial pode baratear a produção do próximo GTA

Gabriel Sander
Gabriel Sander - Editor-Chefe
Capa do GTA 6 com arte oficial da Rockstar Games.
(Créditos da imagem: Rockstar Games)

A indústria dos games está passando por uma transformação enorme com o avanço da inteligência artificial, e agora um veterano da Rockstar Games acredita que GTA 7 pode ser o primeiro grande título da franquia a ser desenvolvido principalmente com essa tecnologia.

A declaração promete mudanças significativas não apenas no processo de criação, mas também nos custos de produção de um dos jogos mais aguardados da próxima década.

A visão de um veterano da indústria sobre GTA 7

Jogabilidade do jogo Rockstar Games com gráficos detalhados e ação envolvente.
(Créditos da imagem: Rockstar Games)

Obbe Vermeij, que trabalhou na Rockstar Games entre 1995 e 2009 e participou do desenvolvimento de vários títulos da série Grand Theft Auto, compartilhou uma previsão ousada sobre o futuro da franquia.

Em entrevista recente, o ex-desenvolvedor afirmou que GTA 7 provavelmente será mais barato de produzir que GTA 6, contrariando a tendência histórica de orçamentos cada vez maiores nos jogos AAA.

A base de sua teoria está no rápido avanço da inteligência artificial nos próximos anos. Vermeij acredita que elementos fundamentais do desenvolvimento, como criação de mapas e produção de cutscenes, serão assumidos pela IA dentro de cinco anos.

Esta mudança representaria uma revolução na forma como os jogos são criados, especialmente considerando a complexidade e escala dos títulos da série GTA.

Segundo as especulações do ex-desenvolvedor, a maior parte do trabalho tradicional de desenvolvimento pode ser substituída por sistemas de IA. A criação de cutscenes, por exemplo, poderia ser revolucionada com personagens renderizados automaticamente, incluindo diálogos gerados apenas a partir de descrições de cena fornecidas pelos desenvolvedores.

Esta abordagem não eliminaria completamente o fator humano no processo criativo. Vermeij reconhece que ainda haverá necessidade de artistas para trabalhos criativos de alto nível, desenvolvedores para correção de bugs e profissionais responsáveis pela narrativa e aspectos mais artísticos do jogo. A diferença estaria na automatização de tarefas mais técnicas e repetitivas.

Enquanto discutimos o futuro distante com GTA 7, a série ainda aguarda o lançamento de Grand Theft Auto 6, que foi adiado para maio de 2026. O título tem um orçamento estimado em cerca de 1 bilhão de dólares, segundo a Take-Two Interactive, contrariando rumores anteriores que falavam em 2 bilhões.

Controvérsias e desafios da IA nos jogos

A implementação de inteligência artificial no desenvolvimento de jogos não é uma novidade, mas o uso de IA generativa tem causado grandes debates entre a  comunidade.

Recentemente, estúdios como 11 Bit Studios enfrentaram críticas por não divulgar adequadamente o uso de IA generativa em seus projetos, mostrando que a transparência será fundamental neste processo.

A aceitação dos jogadores em relação a conteúdo criado por IA ainda é um ponto sensível. Muitos fãs preferem saber quando elementos de seus jogos favoritos são gerados artificialmente, especialmente em aspectos narrativos e artísticos que tradicionalmente dependem da criatividade humana.

O que você acha dessa possível revolução no desenvolvimento de jogos? A IA pode realmente manter a qualidade esperada pelos fãs da franquia? Deixe seu comentário!

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Gabriel Sander é gamer veterano com +10 anos de experiência em gameplays, análises e tutoriais no YouTube. Criador confiável e especializado em games, filmes e séries, conquistou +400 mil inscritos oferecendo conteúdo direto, autêntico e dicas práticas para jogadores de todos os níveis.