Fallout é uma franquia de jogos que voltou à moda novamente com o lançamento de um seriado de sucesso de mesmo nome, baseado em sua rica lore no Amazon Prime. Agora, tem gente nova descobrindo o quão legal o jogo é e também os fãs antigos estão instalando novamente alguns dos jogos da série para revisitar as Wastelands.
Aliás, a franquia Fallout apresenta várias opções para você se aventurar nestes ermos apocalípticos, entretanto muitos não sabem por onde começar. Por isso, caso queira escolher em ordem cronológica por onde iniciar, organizamos todos os títulos principais da série do mais atual ao mais antigo. Além de ter uma ideia do quão distante um fato acontece em relação ao outro, esta ordem também serve para lhe situar melhor sobre os principais acontecimentos na linha do tempo de Fallout.
Fallout 4 (2287)
Fallout 4 é o penúltimo jogo lançado e o último na cronologia, o jogo marca o retorno da Bethesda no desenvolvimento de um título da franquia, já que sua última produção na série foi Fallout 3. A história se passa 210 anos depois da grande explosão nuclear e mostra o quão distante alguns fatos ocorrem em relação a outros títulos da trama.
Enquanto em outros vaults e até na superfície a vida seguiu e você joga com alguém da época atual, em Fallout 4, seu personagem fez parte de um vault que literalmente congelou seus habitantes através da criogenia.
Então, neste título você joga com alguém com mais de 200 anos que está em busca do seu filho e também luta pela vingança de sua esposa, a trama tem muito mistério envolvido sintéticos e também uma comunidade secreta que está por trás de tudo que acontece nas Wastelands. Ele por ser um dos jogos mais novos da série conta com bons gráficos e tem um mundo aberto bem vasto e cheio de missões para fazer.
Fallout: New Vegas (2281)
Lançado como um spin-off e desenvolvido pela Obsidian Entertainment, Fallout: New Vegas é um título que acabou sendo o mais querido pelos fãs e apontado como o melhor da série. New Vegas se passa em 2281, 4 anos depois de Fallout 3 e conta a história de um mensageiro, ao invés de um habitante do vault como em outros títulos.
Nesta história a Nova República da Califórnia já está bem desenvolvida e enfrenta outras facções emblemáticas do jogo como a “Caesar ‘s Legion”. O jogo pode não apresentar nenhuma evolução em gráficos em relação a Fallout 3, porém a história do jogo é intrigante, com missões realmente bem feitas e muitas até engraçadas.
Como o jogo é ambientado na região de New Vegas, ele conta com ermos repletos de inimigos e locais para explorar, fora uma New Vegas super iluminada e viva, inclusive os cassinos contam com jogos como Blackjack, Poker e outros dentro de Fallout para tentar a sorte. Além da vingança contra quem tentou te matar, o jogo ainda te bota na busca do “platinum chip”, peça que pode mudar a vida de todos que vivem em New Vegas.
Fallout 3 (2277)
Fallout 3 é um jogo da franquia que marca uma nova direção para a franquia, este título marca a transição da franquia de um RPG clássico, para um RPG de primeira pessoa em um mundo aberto 3D. Essa nova forma de Fallout foi um sucesso já que o jogo oferece inúmeras coisas para fazer neste vasto mundo aberto. A história se passa 200 anos depois da grande explosão e você durante as primeiras missões cresce dentro de um vault.
A grande missão do jogo está em busca de descobrir o paradeiro de seu pai, porém até lá muita coisa acontece e o jogo realmente impressiona pela quantidade de escolhas que oferece depois que você vai para o mundo aberto. Apesar de ser ofuscado pelo seu sucessor, Fallout 3 é um jogo que ainda vale a pena pela sua história e soube resgatar muito bem tudo que os jogos antigos queriam passar.
Fallout 2 (2241)
Os eventos de Fallout 2 se passam 80 anos depois do 1º jogo da série e seu protagonista inclusive é descendente do personagem do primeiro jogo. Fallout 2 (1998) foi lançado 1 ano depois do primeiro título e foi uma evolução em tudo no jogo, a história de Fallout se tornou mais complexa a suas mecânicas ficaram mais atrativas, apesar de ainda não perder o visual isométrico.
Nesta trama ao invés de ajudar o seu refúgio você estará em busca do GECK (Garden of Eden Creation Kit) para salvar sua tribo. O jogo diferente de outros títulos da série, faz referência direta ao jogo anterior, inclusive a cidade principal Arroya foi fundada pelo pelo protagonista do primeiro Fallout.
Fallout (2161)
O primeiro Fallout lançado se passa quase 100 anos após a grande explosão nuclear que devastou o mundo. Neste jogo o “Vault Dweller” sai do seu abrigo em busca do “water chip” que é responsável pela reciclagem da água de onde vive, entretanto para isso ele terá que enfrentar todas as adversidades dos ermos.
O jogo é de 1997 da e época da era de ouro dos RPGs de computador e oferecia várias formas de combate para o jogador em um mundo pós apocalíptico. Além disso, ele impressiona pela quantidade de escolhas que você pode tomar nas missões, o que pode mudar o rumo da história.
Fallout 76 (2102)
O polêmico Fallout 76 é o último título da franquia, lançado depois de Fallout 4, entretanto ele é o primeiro na ordem cronológica da série, este jogo inclusive trata dos primeiros habitantes dos Vaults que saíram para povoar o que sobrou da terra. Fallout 76 teve um lançamento conturbado e até o hoje sofre com bugs porém ele vem se tornando importante por aumentar a lore do jogo contando alguns eventos iniciais da trama.
Fallout 76, título que se passa 25 anos depois da grande explosão acabou sendo muito diferente da série, sendo um multiplayer com microtransações. Após a compra da Bethesda pela Microsoft foi notável a melhoria no jogo, inclusive ele até conta com DLCs, porém Fallout 76 está longe do que prometeu. É até engraçado pensar que um jogo que inicialmente não tinha nem NPCs para conversar ajudou a fomentar bastante a rica lore de Fallout.