God of War quase foi adiado por pedido de ex-chefe do PlayStation

Descubra como um adiamento crucial, decidido por Shuhei Yoshida, transformou God of War de uma versão problemática em uma obra-prima renomada em 2018

Gabriel Sander
Gabriel Sander - Editor-Chefe
Capa do reboot de God of War 4, jogo da Santa Monica Studio.
(Créditos da imagem: Santa Monica Studio)

O famoso jogo God of War, lançado em 2018, quase não foi o sucesso que conhecemos hoje. Em revelação recente, o ex-chefe do PlayStation, Shuhei Yoshida, contou como sua decisão de adiar o jogo salvou um dos maiores títulos do console. Este adiamento foi crucial para transformar um produto com problemas em uma obra-prima aclamada mundialmente.

A descoberta que mudou o rumo de God of War

God of War quase foi adiado por pedido de ex-chefe do PlayStation
(Créditos da imagem: Santa Monica Studio) Yoshida criticou versão inicial de God of War; adiamento salvou o sucesso do jogo.

Shuhei Yoshida, que comandava o PlayStation na época, revelou que ficou “horrorizado” ao testar uma versão inicial do jogo. Cerca de seis meses antes do lançamento planejado para 2017, ele visitou o estúdio Santa Monica e jogou o que seria aproximadamente 80% do jogo completo.

A experiência foi bem diferente do esperado. Yoshida enfrentou vários problemas durante o teste: “Eu tive muita dificuldade para jogar a fase que Cory queria que eu jogasse. Os inimigos atiravam em mim por trás da câmera. Me senti enganado. Havia também problemas de desempenho e várias coisas não funcionando direito”, explicou o executivo.

Preocupado com o tempo restante e as altas expectativas da empresa e dos jogadores, Yoshida percebeu que havia um problema sério. No entanto, devido ao respeito pelo trabalho e dedicação de Cory Barlog (diretor criativo), ele não conseguiu expressar sua preocupação diretamente.

Após a reunião, Yoshida procurou Shannon Studstill, produtora executiva, e disse claramente: “Temos um problema”. Esta conversa resultou no adiamento do jogo, que estava programado para outubro de 2017 e foi adiado para abril de 2018, ganhando seis meses extras para melhorias.

Os seis meses adicionais foram exatamente o que o Santa Monica Studio precisava. Lançado em abril de 2018, o novo God of War se tornou um fenômeno, conquistando tanto a crítica quanto o público. O jogo é considerado uma obra-prima moderna, com pontuações impressionantes de 94 no Metacritic e no OpenCritic.

O sucesso foi tanto que levou a uma continuação ainda mais elogiada: God of War Ragnarok, lançado em 2022, que muitos consideram superior ao primeiro em vários aspectos.

E você, o que acha dessa revelação? Acredita que outros grandes jogos também se beneficiaram de adiamentos como este? Deixe nos comentários!

Compartilhe esse Artigo
Editor-Chefe
Seguir:
Gabriel Sander é gamer veterano com +10 anos de experiência em gameplays, análises e tutoriais no YouTube. Criador confiável e especializado em games, filmes e séries, conquistou +400 mil inscritos oferecendo conteúdo direto, autêntico e dicas práticas para jogadores de todos os níveis.