GTA 6: 30 FPS podem trazer uma experiência melhor, aponta ex-Rockstar

Por que a escolha entre 30 FPS e 60 FPS pode impactar sua experiência em GTA 6

Gabriel Sander
Gabriel Sander - Editor-Chefe
GTA 6 lançamento confirmado, novos vazamentos indicam que não haverá adiamentos.
(Créditos da imagem: Rockstar Games)

Quando GTA 6 for lançado, a expectativa dos fãs será enorme. Afinal, depois de anos aguardando por novidades, todos querem curtir o jogo com gráficos incríveis e uma jogabilidade perfeita.

Mas uma polêmica vem ganhando força: será que jogar GTA 6 a 30 FPS não seria melhor do que a tão desejada taxa de 60 FPS?

Entenda a discussão sobre a taxa de quadros em GTA 6

A discussão começou quando Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar Games, explicou que uma taxa de quadros de 30 FPS abre espaço para gráficos mais detalhados. Isso porque, se o jogo rodar a 30 FPS em vez de 60 FPS, a Rockstar pode renderizar o dobro de polígonos. Ou seja, os recursos do console podem ser usados para criar cenários mais realistas e cheios de detalhes.

A escolha por 30 FPS, segundo Vermeij, é uma troca: menos fluidez, mas gráficos visuais de alta qualidade. Ele afirmou que muitos fãs até podem preferir o visual detalhado em vez da maior suavidade dos 60 FPS. Essa opinião faz sentido se pensarmos que GTA 6 promete um mapa muito maior e mais rico do que os anteriores.

Desafios de rodar GTA 6 a 60 FPS nos consoles

Atualmente, a Rockstar não confirma se GTA 6 terá opção de rodar em 60 FPS nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Muitos fãs acreditam que manter 60 FPS, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo no jogo, é uma missão quase impossível nos consoles básicos.

Já para o futuro PlayStation 5 Pro, rumores dizem que a Rockstar estaria trabalhando com engenheiros da Sony para otimizar o jogo e chegar aos 60 FPS. Mesmo assim, só consoles mais potentes conseguiriam esse desempenho.

O PC, como sempre, deve ser a melhor opção para quem busca o máximo de qualidade, pois pode chegar a taxas de quadros ainda maiores. Mas, infelizmente, a versão para computador não estará disponível no lançamento, o que obriga os jogadores a escolherem um console para jogar no lançamento.

A experiência dos ex-funcionários da Rockstar

Além de Obbe Vermeij, outro ex-funcionário da Rockstar, Mike York, também comentou sobre esse assunto. Ele disse ter dúvidas se GTA 6 vai realmente alcançar 60 FPS nos consoles, acreditando que a Rockstar deve mirar em 30 FPS para manter uma performance estável e evitar quedas de desempenho.

Para jogos de mundo aberto, onde a quantidade de ações e tudo o que acontece ao mesmo tempo é enorme, segurar os 30 FPS pode significar cenas mais bonitas sem travamentos.

E você, o que acha? Prefere gráficos mais realistas mesmo que o jogo rode a 30 FPS, ou faz questão dos 60 FPS para uma jogabilidade mais suave? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe esse Artigo
Editor-Chefe
Seguir:
Gabriel Sander é gamer veterano com +10 anos de experiência em gameplays, análises e tutoriais no YouTube. Criador confiável e especializado em games, filmes e séries, conquistou +400 mil inscritos oferecendo conteúdo direto, autêntico e dicas práticas para jogadores de todos os níveis.