Quando GTA 6 for lançado, a expectativa dos fãs será enorme. Afinal, depois de anos aguardando por novidades, todos querem curtir o jogo com gráficos incríveis e uma jogabilidade perfeita.
Mas uma polêmica vem ganhando força: será que jogar GTA 6 a 30 FPS não seria melhor do que a tão desejada taxa de 60 FPS?
Entenda a discussão sobre a taxa de quadros em GTA 6
It’s a trade off. At 30 fps you can render twice as many polygons compared to 60 fps. For a competitive action game you’d always go for the high frame rate but for gta you might prefer the visual details.
— Obbe Vermeij (@ObbeVermeij) July 27, 2025
A discussão começou quando Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar Games, explicou que uma taxa de quadros de 30 FPS abre espaço para gráficos mais detalhados. Isso porque, se o jogo rodar a 30 FPS em vez de 60 FPS, a Rockstar pode renderizar o dobro de polígonos. Ou seja, os recursos do console podem ser usados para criar cenários mais realistas e cheios de detalhes.
A escolha por 30 FPS, segundo Vermeij, é uma troca: menos fluidez, mas gráficos visuais de alta qualidade. Ele afirmou que muitos fãs até podem preferir o visual detalhado em vez da maior suavidade dos 60 FPS. Essa opinião faz sentido se pensarmos que GTA 6 promete um mapa muito maior e mais rico do que os anteriores.
Desafios de rodar GTA 6 a 60 FPS nos consoles
Atualmente, a Rockstar não confirma se GTA 6 terá opção de rodar em 60 FPS nos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Muitos fãs acreditam que manter 60 FPS, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo no jogo, é uma missão quase impossível nos consoles básicos.
Já para o futuro PlayStation 5 Pro, rumores dizem que a Rockstar estaria trabalhando com engenheiros da Sony para otimizar o jogo e chegar aos 60 FPS. Mesmo assim, só consoles mais potentes conseguiriam esse desempenho.
O PC, como sempre, deve ser a melhor opção para quem busca o máximo de qualidade, pois pode chegar a taxas de quadros ainda maiores. Mas, infelizmente, a versão para computador não estará disponível no lançamento, o que obriga os jogadores a escolherem um console para jogar no lançamento.
A experiência dos ex-funcionários da Rockstar
Além de Obbe Vermeij, outro ex-funcionário da Rockstar, Mike York, também comentou sobre esse assunto. Ele disse ter dúvidas se GTA 6 vai realmente alcançar 60 FPS nos consoles, acreditando que a Rockstar deve mirar em 30 FPS para manter uma performance estável e evitar quedas de desempenho.
Para jogos de mundo aberto, onde a quantidade de ações e tudo o que acontece ao mesmo tempo é enorme, segurar os 30 FPS pode significar cenas mais bonitas sem travamentos.
E você, o que acha? Prefere gráficos mais realistas mesmo que o jogo rode a 30 FPS, ou faz questão dos 60 FPS para uma jogabilidade mais suave? Deixe sua opinião nos comentários!