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GTA 6 não é o único projeto da Rockstar em desenvolvimento

Rockstar tem outros planos atualmente além de GTA 6

Gabriel Sander
Gabriel Sander - Editor-Chefe
Vazamento de imagens do GTA 6 para PS5 Pro por Rockstar Games.
(Créditos da imagem: Rockstar Games)
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GTA 6 não é o único projeto da Rockstar em desenvolvimento. Enquanto GTA 6 é o foco, a Rockstar Games mantém outras frentes de trabalho ativas.

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Em grandes estúdios, desenvolvimentos diferentes acontecem em paralelo: times diferentes tocam pesquisas, ferramentas, conteúdo online e protótipos de futuros jogos. Para quem acompanha a indústria, isso não é exceção, é a regra.

A estratégia e foco da Rockstar

Ação intensa em gameplay de Rockstar Games.
(Créditos da imagem: Rockstar Games) Rockstar prioriza GTA 6 enquanto mantém P&D, ferramentas, online e futuros jogos

GTA 6 é a prioridade do estúdio. O jogo foi revelado oficialmente em 2023, com um trailer que confirmou cenário, protagonistas e um salto técnico esperado para a geração atual.

Desde então, a produção avança com foco em qualidade, testes e preparação de lançamento, o que inclui infraestrutura online, otimização e certificações nas plataformas.

Estúdios AAA dividem responsabilidades entre equipes. Isso permite que o jogo principal siga no ritmo certo enquanto outras áreas se movem em paralelo. Na prática, essa organização evita gargalos e dá previsibilidade a cronogramas longos, comuns em produções de grande porte.

Alguns exemplos de outras atividades em paralelo da Rockstar:

  • Pesquisa e desenvolvimento: evolução da engine, de IA a física e streaming de mundo aberto, costuma acontecer continuamente, independente de um único jogo.
  • Ferramentas internas: pipelines de arte, captura de movimento, áudio e edição de missões recebem melhorias para acelerar o trabalho diário de dezenas ou centenas de desenvolvedores.
  • Operações online: planejamento de servidores, segurança e telemetria prepara o terreno para o lançamento e para o suporte ao vivo após a estreia.
  • Conteúdo pós-lançamento: ideias, roteiros e protótipos de atualizações e eventos temporários são explorados cedo para garantir cadência após o lançamento.
  • Prototipagem de próximos jogos: equipes menores avaliam conceitos, mecânicas e escopos de futuros títulos, mantendo o pipeline saudável.
  • Portes e reedições: estudos de viabilidade técnica e comercial de versões atualizadas ou reimaginadas podem ocorrer em paralelo, sem competir com o foco de GTA 6.

E você? Acha que a Rockstar deveria focar 100% somente em GTA 6? Deixe nos comentários!

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Editor-Chefe
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Gabriel Sander é especialista em games, filmes e séries, com mais de 10 anos de experiência em análises e tutoriais no YouTube. Reconhecido por conteúdo autêntico e direto, conquistou mais de 400 mil inscritos ao oferecer dicas práticas e confiáveis para gamers de todos os níveis.