Para ex-CEO da PlayStation, reajuste de R$ 25 por geração ajudaria jogadores a se acostumarem

O aumento silencioso que poderia ter evitado o choque atual nos preços dos games

Gabriel Sander
Gabriel Sander - Editor-Chefe
Ex-CEO da PlayStation apoia aumento nos preços de jogos para console.
(Créditos da imagem: PlayStation)

Shawn Layden, ex-CEO da PlayStation, acredita que um aumento gradual de US$ 5 (R$ 25) no preço dos jogos a cada nova geração de consoles teria preparado melhor os consumidores para os valores atuais.

Em um momento em que o Nintendo Switch 2 anuncia jogos por US$ 80 (R$ 400) e os custos de desenvolvimento disparam, esta declaração reacende o debate sobre quanto deveríamos pagar por um jogo. A estratégia sugerida por Layden poderia ter evitado o choque dos aumentos bruscos que estamos vendo hoje.

Ex-chefe da PlayStation diz que jogos estão mais baratos hoje

Para ex-CEO da PlayStation, reajuste de R$ 25 por geração ajudaria jogadores a se acostumarem
(Créditos da imagem: PlayStation) Shawn Layden defende reajustes graduais no preço dos jogos com base na inflação.

Em entrevista ao PlayerDrive, Shawn Layden apresentou uma perspectiva diferente sobre o aumento de preços nos jogos. Segundo ele, se considerarmos a inflação, os jogos na verdade ficaram mais baratos ao longo do tempo.

“Em 2025, os US$ 59,99 (R$ 300) de 1999 equivalem a cerca de US$ 100 (R$ 500)”, explicou Layden. “Seu poder de compra comparado ao custo de vida é muito menor agora do que era antes.”

Layden acredita que as empresas deveriam ter implementado aumentos graduais nos preços dos jogos a cada nova geração de consoles. “Provavelmente deveriam ter incluído um aumento de US$ 5 (R$ 25) no preço dos jogos a cada geração e tornar isso típico, ‘bem, a cada geração são mais R$ 25’, e você já estaria pagando US$ 90 (R$ 450) agora”, comentou.

O ex-executivo tem um ponto válido. Os jogos durante a era SNES/Genesis custavam entre US$ 60 e US$ 80 (R$ 300 a R$ 400) por unidade, e esse foi o preço padrão até a geração PS5 e Xbox Series X|S. Isso significa que os jogos não tiveram aumento de preço por mais de 20-30 anos.

Se a Nintendo lançar mais jogos com preço de US$ 80 (R$ 400), o que impediria a Take-Two de vender Grand Theft Auto 6 por US$ 90 (R$ 450) ou até US$ 100 (R$ 500)? É uma possibilidade preocupante, mas parece ser o futuro que teremos, independentemente de gostarmos ou não.

A realidade é que, mesmo se as empresas tivessem aumentado o preço gradualmente em US$ 5 (R$ 25) por geração, os jogadores não ficariam felizes. No entanto, seria mais fácil aceitar do que ver os jogos saltarem de US$ 70 (R$ 350) para US$ 80 (R$ 400) e até US$ 90 (R$ 450) em uma única geração.

Você compraria jogos se eles custassem US$ 80 (R$ 400) ou até US$ 100 (R$ 500) por título? Ou isso dependeria da qualidade ou escopo do jogo? Compartilhe sua opinião nos comentários.

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Gabriel Sander é gamer veterano com +10 anos de experiência em gameplays, análises e tutoriais no YouTube. Criador confiável e especializado em games, filmes e séries, conquistou +400 mil inscritos oferecendo conteúdo direto, autêntico e dicas práticas para jogadores de todos os níveis.